Exposição | PRATA DA CASA

Janeiro a Março de 2021

XYZ Books (Pedro Guimarães + Tiago Casanova) "O Sonho de Lúcia" 2021



LOCAL:

Bairro das Colónias, Lisboa


EXPOSIÇÃO COLECTIVA:

Claudia Fischer, Daniel Malhão, Isabel Aboim Inglez, Luciana Fina, Pedro Loureiro, Rui Viana Pereira e da XYZ Books/ A Ilha


TEXTO:

Cartazes artísticos em expositores e montras de cafés, lojas e galerias espreitam no Bairro das Colónias, em Lisboa, aos transeuntes que passam.

Em tempos de confinamento obrigatório, PRATA DA CASA interpela as pessoas nas suas curtas e rápidas incursões à rua, mostrando, através dos vidros, as imagens concebidas por um coletivo de artistas. Com a ideia de comunidade em fundo, um retrato das gentes e do território de uma parte da cidade, nos Anjos, freguesia de Arroios.

Este projeto expositivo e editorial de criação dispôs-se a abrir arquivos e álbuns de família, memórias que se interligam com as deste local de Lisboa. Daí nasce uma reflexão “fotográfica” sobre a história individual de cada um, em relação com a história coletiva e comunitária do (seu) bairro. Associado ao trabalho de (re)criação fotográfica do material de arquivo recolhido, soma-se o olhar contemporâneo, resultado do desafio colocado a vários fotógrafos e artistas. Sob direção artística de José Luís Neto, PRATA DA CASA conta com a participação de Claudia Fischer, Daniel Malhão, Isabel Aboim Inglez, Luciana Fina, Pedro Loureiro, Rui Viana Pereira e da XYZ Books/ A Ilha,

Associação Número, em parceira com a Duplex, e outros espaços culturais do bairro: Antecâmara, Passevite e XYZ Books / A Ilha.

MAIS INFORMAÇÕES: www.bairroaoespelho.com

Captura de ecrã 2019-09-07, às 13.36.47.