top of page

Exposição | MOM THEY MADE YOU A GARDEN BUT IT CANNOT BE WATERED

13 de Janeiro a 22 de Janeiro de 2023

Vista da Exposição. Fotografia: Bruno Lopes



EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL:

Susana Rocha


TEXTO:

Susana Rocha


A 22 de Janeiro de 2022 perdi a minha Mãe, de forma súbita e inesperada, enquanto passava um fim de semana feliz em minha casa. Todos os rituais fúnebres que se seguiram, de matriz católica, foram para mim, pessoa desprovida de qualquer tipo de fé religiosa, de um violência e voyeurismo extremos. O único momento-ritual de estranha beleza nasceu da visão da montanha de flores (quase duas centenas de ramos) depositadas sobre a sua sepultura, cobrindo qualquer sinal de um plano de terra batida. “MOM, they made you a garden but it cannot be watered” (MAMÃ, fizeram-te um jardim mas ele não pode ser regado), é uma tentativa inicial de processar a perda da minha mãe através do meu trabalho, na expectativa de ultrapassar o primeiro aniversário desta data, de um modo mais condizente com a minha natureza.

Nelinha”, 2023. Cabelo, fita de cetim, alfinete e envelope em moldura. 30x21cm Caracol de cabelo da minha Mãe, aos 2anos de idade - talvez o seu único/último vestígio orgânico. Encontrado cuidadosamente guardado num envelope, identificado com a caligrafia do meu Avô.

“All the things you will not see”, c. 2019. Óculos graduados. 3x13,5x1,5cm Os óculos de minha Mãe. Um elemento que compõe a memória do seu rosto.

“Flowers and shadows”, 2022. Fotografia em diasec com moldura. 30x21 cm Fotografia da minha sombra projetada sobre a sepultura da minha Mãe, no dia do seu funeral.

“Not even science”, c. 1985. Anel de curso. 30x21 cm Anel de curso da minha Mãe, composto por serpentes enroladas num bastão de Esculápio (simbolizando a Medicina) e um topázio amarelo partido. Usava-o diariamente.

“Eco Su (you around me)” / “Eco Mica (you around my brother)”, 1987-1992. Frames de ecografias e molduras. 10x15cm (cada) Imagens ecográficas captadas durante as gravidezes da minha Mãe. “Eco Su” e “Eco Mica” designam os vídeos de onde as duas imagens foram retiradas, referenciando os diminutivos pelos quais a minha Mãe nos tratava.

“Condolences cards”, 2022. Cartões de condolências e cordão. Dimensões variáveis. Alguns dos cartões de condolências que acompanhavam as flores depositadas sobre a sepultura da minha Mãe. Nunca lidos.

“They made you a garden but it cannot be watered”, 2023. Flores e cabos de suspensão. Dimensões variáveis. Uma homenagem. As últimas flores que ofereço à minha Mãe, são também as que não consegui oferecer há um ano atrás.





Logo_Horiz_Black_3.png
bottom of page