BEATRIZ COELHO

ATELIER 01

BEATRIZ COLEHO

Time - Photo of the old studio, glued to black of an old painting

and now gathered in the new studio, 2020

BEATRIZ COLEHO

Comfort zone (the untouchable), 2019

Beatriz Coelho (Porto, 1995), é licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2018). 

Foi selecionada finalista e uma das vencedoras do Concurso-Prémio Arte Jovem Millennium Bcp - Carpe Diem Arte e Pesquisa 2018. Foi uma das artistas selecionadas a integrar a 3a edição do livro Portuguese Emerging Art (PEA).

 

O seu projeto expositivo o tempo faz o que quer e as nuvens não voam sozinhas foi selecionado do Concurso Jovens Criadores 2018.

Em 2019, encontrou-se em residência artística no ateliê do Centro Português de Serigrafia, com o desenvolvimento de um projeto editorial.

 

Entre outras participações e para além da sua prática artística, colabora regularmente como autora de artigos para a revista Artecapital. De 2017 a 2019, fundou e desenvolveu o projeto LAVA – uma plataforma online de publicações integradas no âmbito das artes visuais, constituída por categorias de opinião e informação.

O seu corpo de trabalho desenvolve-se a partir de problemáticas inerentes às fragilidades do indivíduo contemporâneo, fortemente associadas a uma dimensão temporal, numa linguagem que parte da pintura e se estende a outras disciplinas, como a escrita, a tapeçaria, a escultura e a instalação. Tendo como campo central temático a relação do indivíduo com a temporalidade, é frequente, na sua prática, uma abordagem que passa pela reflexão acerca do passado (tocando em tópicos como os da memória, nostalgia e/ou da irreversibilidade do tempo); pela reflexão acerca do presente (prendendo-se, sobretudo, com questões existencialistas) e pela

reflexão acerca do futuro (evocando ideias de anseios e expectativas). É neste fio temporal que o seu corpo de trabalho pende e se agrupa, numa linguagem próxima de simbolismos/metáforas visuais, com uma constante valorização pelas questões processuais das disciplinas que experimenta.

Captura de ecrã 2019-09-07, às 13.36.47.
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon