FERNANDO MOLETTA
ATELIER 10
www.fernandomoletta.com
@fernandomoletta
contato@fernandomoletta.com

FERNANDO MOLETTA
"Time and time and time again", 2025.
Óleo sobre tela
41x33cm

FERNANDO MOLETTA
"Choro", 2025
Óleo sobre linho
41x33cm

FERNANDO MOLETTA
"Dispositivos para uma nova agenda (À caça)", 2024
Fibra de vidro, resina e vídeo digital
04’05” | 4:3 | P&B | Estéreo). 140x120x120 cm
Fernando Moletta (1994, Brasil) é artista visual, Doutorando em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É Mestre em Escultura pela mesma faculdade e graduado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Paraná. Atualmente também é investigador colaborador do centro de investigação VICARTE.
Sua formação em Arquitetura orienta uma investigação crítica sobre as reverberações do modernismo, em especial as ideias de progresso e utopia, compreendidas como espectros que nos rondam. Entre escultura, vídeo e pintura, seu trabalho explora signos ambíguos por meio da especulação de formas e camadas instáveis, acionando falha, plasticidade e liminaridade como operadores para pensar regimes de tempo instáveis.
Suas exposições recentes incluem as individuais Três Falhos Tristes na Galeria da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e O que há entre o acima e o abaixo? no Museu de Arte de Blumenau (Brasil), e das coletivas CAM em Movimento - Não se vê ali nada no Centro de Arte Moderna Gulbenkian (Lisboa, Portugal), 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba (Brasil), Drifting Time Misplaced, Mono (Lisboa), New future, Industra (Brno, República Checa) e 50° Salão de Arte Contemporânea Luis Sacilotto (Santo André, Brasil). Festivais de vídeo e cinema incluem Rencontres Internationales (Paris, França) e 36th Stuttgarter Filmwinter – Festival for Expanded Media (Sttutgart, Alemanha). Já participou de residências artísticas na Duplex AiR (Lisboa) e Stalker/Mattatoio (Roma). Recebeu a premiação de residência no LEA (Lab of Experimental Art - Madrid, Espanha) e o prêmio aquisição do Museu de Arte de Goiânia (Brasil).​

